Mansa
Uma deslumbrante visto da "cancha" de polo encanta logo na chegada. Comece com uma salada de locos e siga com um garron de vacuño ou um fricassê de lomo. Para acompanhar, vá de pisco sour de aperitivo e passe ao vinho. Se tiver sorte, pode até rolar uma partida no campo! Detalhe: tem que ser convidado por um sócio pra entrar (rssss)!
Mansa
Quer conhecer um pouco de cada uma das maravilhas do Pacífico chileno sem gastar tanto assim? Dá um pulo no belo Passeo El Mañio (rua de pedestres arborizada e cheia de opções no coração de Vitacura) e pegue uma mesa ao ar livre na varanda do Miraolas. Uma vez em Santiago, não esqueça de começar com os típicos locos, o mais chileno dos mariscos. Passe para um prato de vieiras ao Pil Pil, como eles chamam nosso alho e óleo, mas com muiiiiitaaa pimenta - em especial o tradicionalíssimo e mais do que picante aji cacho de cabra. Em seguida, não hesite e comande uma tijela de mini enguias (foto), angulas como são conhecidas por lá. São simplesmente espetaculares e os únicos "filhotes" de qualquer pescado liberados para comercialização. Próximo passo? Se estiver sorte de visitar o Chile em uma temporada de venda livre, vá com tudo nos ouriços. Vale cada centavo e por lá são servidos em fartura, pra comer com pão e lamber os beiços - e as mãos. Se ainda sobrar espaço, prossiga com um prato de jaibas, o caranguejo local, ou um chupe de centollas, espécie de creme com muita carne de "King crab". Se preferir, há tb diversas opções de peixes chilenos, como merluza, congro rosa e, claro, atum e salmon. Peça um bom vinho branco nacional (rssss) e faça a festa com os sempre deliciosos frutos do Pacífico.
Mansa
O delicioso "Pastel de Jaiba" do informal Tip y Tap vale a visita. Esse clássico da costa chilena (foto abaixo) chega à mesa com duas patinhas de "vale brinde" e acompanhado do sempre presente aji verde, a tradicional pimenta chilena. Uma versão com vidro elétrico da nossa casquinha de siri, mas bem mais cremosa e apimentada - e, claro, com caranguejo do Pacífico e sem dendê. Também recomendo as opções dos "crudos", como o tartar de atum com palta e pesto e os canapés de steak tartar, claro, com aji verde. Uma seleção de cervejas e vinhos chilenos estão à sua escolha pra acompanhar. Se sobrar espaço, caia dentro do pernil de porco ou das plateadas com purê picante - uma versão de nosso peito de boi tradicionalíssima por aqui. O Tip y Tap é uma rede com mais de 35 anos de história e filiais por vários pontos de Santiago. Uma opção em conta para "picar" ou para um almoço sem grandes pretenções.
MARCUS VINICIUS
The best “tres leches” in the World
Claudia Liechavicius